WhatsApp
Voltar

Sua empresa sofre com turnover na TI? Veja como a terceirização pode ajudar a resolver o problema

Há muito tempo que se fala na falta de mão de obra qualificada na área de TI. Para se ter uma ideia, estudos apontam que até 2025 só o Brasil terá quase 800 mil vagas no setor – e milhares delas sem candidatos. E há outro fator de risco: o turnover de TI, que é ainda mais recorrente em empresas onde a tecnologia não é atividade fim.

Se você é gestor de TI em uma indústria, por exemplo, deve se identificar com a situação. O orçamento enxuto e a falta de oportunidades de crescimento em projetos desafiadores são motivadores para que muitos profissionais acabem saindo desse tipo de negócio, recorrendo às empresas do setor tecnológico para construir carreira.

Mas você sabia que a terceirização de software é um bom caminho para reduzir o turnover de TI nas empresas não ligadas ao setor? Te explicamos melhor abaixo.

Focando na estratégia e reduzindo o turnover de TI

Uma das maiores reclamações dos profissionais de TI atuantes em empresas de outros segmentos é a falta de oportunidades para crescimento profissional. Para driblar esse problema, uma das opções é justamente terceirizar boa parte dos serviços de TI, especialmente os operacionais.

Ao alocar o suporte e a manutenção de software em parceiros especializados, sua empresa não só otimiza recursos, como pode alocar o time interno em projetos de maior valor agregado.

Essa iniciativa proporciona, por exemplo, que o gestor de TI e seus colaboradores desenvolvam novos projetos de transformação digital.

Há ainda outro fator importante para apostar no trabalho junto a empresas especializadas no que diz respeito à redução do turnover. Esse tipo de projeto possibilita à equipe vivenciar novas experiências no segmento, aplicando internamente boas práticas da área.

Além disso, a terceirização reduz o montante de trabalho interno – e a sobrecarga é um dos outros fatores para que o turnover de TI seja um problema nas empresas de qualquer segmento.

Foco em competitividade para o negócio

Um dos maiores ganhos na realização de projetos em parceria com especialistas é a possibilidade de identificação de novas oportunidades tecnológicas. Soluções para reduzir custos e aumentar a produtividade costumam surgir dessa interação, além da possibilidade da equipe interna de desenhar iniciativas de transformação digital.

O resultado vai além do engajamento dos colaboradores: em médio e longo prazo, proporciona maior competitividade para o negócio, com projetos assertivos e infraestrutura de TI preparada para alavancar o crescimento da empresa.

Para saber mais sobre parcerias com empresas especializadas em soluções de TI sob medida e as vantagens para a sua realidade, entre em contato com os nossos especialistas.

Últimos posts

Novidades Envolti

Como a integração de dados impacta no seu planejamento estratégico

Construir uma boa gestão empresarial passa por vários fatores. Além do preparo das lideranças e do apoio de especialistas em diferentes frentes do negócio, saber gerenciar assertivamente as informações é algo fundamental neste processo...

Leia mais

Body shop e outsourcing de TI: diferenças e benefícios para o seu negócio

É preciso inovar na sua empresa, mas a qualificação ou o tamanho do time interno de tecnologia não comporta o novo projeto? Essa situação é mais comum do que se imagina, e é nesta hora que a terceirização de TI surge como uma opção eficiente. Através dela, os gestores de tecnologia buscam empresas especializadas no desenvolvimento de projetos e soluções sob medida, que contam com um time multidisciplinar e know how para entregar a inovação no tempo e formato necessários...

Leia mais

3 tendências de inovação na indústria para ficar de olho em 2022

Manter a competitividade não é um desafio ligado apenas à oferta de produto. Os avanços em tecnologia são cada vez mais necessários para que as empresas avancem em qualidade e agilidade de produção. E, neste sentido, a inovação na indústria segue por alguns caminhos que precisam estar no radar dos gestores...

Leia mais

Receba nossas Novidades

Não enviaremos SPAM para o seu e-mail