WhatsApp
Voltar

Digitalização no setor de energia e utilities: veja como o setor está se beneficiando

Fundamental para o ecossistema industrial e residencial do país, o setor de energia segue se expandindo. Nos últimos anos, soluções de energia renovável vem se destacando, a exemplo do mercado de painéis solares – que hoje representa cerca de 2% do mercado, com pedidos anuais de mais de 70 mil clientes.

Manter-se competitivo e, principalmente, tornar a operação das companhias de energia e utilities eficiente passa, invariavelmente, pela digitalização. É cada vez mais importante aplicar soluções de gestão eficientes, para garantir entregas no mesmo ritmo do aumento gradativo da demanda.

Veja aqui como o segmento de energia pode se beneficiar da digitalização e uso de tecnologias de ponta:

- Eficiência operacional: diversos estudos relacionados ao segmento mostram que este é um dos que mais se preocupa com a evolução da operação. Estudos como o da consultoria PwC apontam que as inovações acontecem em quatro frentes, chamadas de 4Ds: Descarbonização, Descentralização, Desagregação e Digitalização. Este quarto tópico está diretamente ligado à eficiência operacional. Sistemas de alta complexidade são comumente utilizados na área de energia, para garantir a execução de processos e todas as pontas e a gestão de todas as áreas. E esse alto grau de complexidade não pode se tornar obsoleto. Por isso, cada vez mais, o segmento busca profissionais e fornecedores capazes de transformar processos através da manutenção e melhoria dos sistemas, além da aplicação de novos projetos de tecnologia, que sejam integrados à operação existente.

O resultado, segundo a consultoria McKinsey, é a redução de até 25% em despesas operacionais e aumento de performance entre 20% e 40%%, especialmente em áreas como segurança e satisfação do consumidor. Soluções de AI, como RPA e chatbots, por exemplo, tornam a rotina menos operacional, com ações sistemáticas automatizadas, e o atendimento ao consumidor mais ágil, respectivamente.

O RPA, inclusive, é uma das tecnologias apontadas pela Gartner como tendência para o setor de energia e utilities. Quando essa solução é desenvolvida sob medida, garante à empresa a adequação da solução ao processo, eliminando gargalos, integrando automaticamente diferentes sistemas e permitindo uma análise mais ágil dos dados. Este tópico, inclusive, abordamos a seguir.

- Tecnologia e análise de dados: identificar problemas recorrentes na rede de abastecimento, situações internas que estão desgastando a produtividade ou melhorar o nível de serviço com o cliente. Estes são apenas alguns tópicos que podem ser otimizados com uma leitura estratégica dos dados coletados no dia a dia das empresas de energia.

Para isso, é essencial que os sistemas de gestão sejam integrados e que sistemas como um Analytics, sejam utilizados para a verificação correta das informações. Essa agilidade na compilação das informações proporciona ao gestor uma leitura coerente sobre problemas recorrentes para tratamento eficaz. Por exemplo: uma boa solução de Data Analytics permite a leitura sobre os meses de maior consumo e regiões mais afetadas por problemas climáticos, garantindo preparo nos setores de atendimento em campo, com reforços neste período. Assim, além de tratar o problema, a companhia torna-se mais eficiente com a gestão de recursos, que podem ser alocados estrategicamente.

- Manutenção frequente é fundamental: por fim, a digitalização tem sido um fator de sucesso na área de energia porque empresas do segmento tendem a investir com frequência na melhoria de suas soluções. Assim como em outros setores, este é um ponto crucial para o sucesso em longo prazo. É muito importante contar com o apoio de empresas especializadas em infraestrutura de tecnologia, que proporcionem a melhoria contínua, redução de demandas técnicas internas e adequação das soluções para a realidade da empresa.

Para saber mais sobre digitalização neste setor e como podemos auxiliar sua empresa a performar, entre em contato com nossos especialistas!

Últimos posts

Novidades Envolti

Por que investir em robotização é crucial para a competitividade do seu negócio

Uma das tecnologias cada vez mais presente nas empresas brasileiras quando o assunto é robotização é o RPA, Robotic Process Automation, que automatiza processos repetitivos e reduz o trabalho operacional das equipes. Um estudo recente sobre o uso desse tipo de automação mostrou que, se antes da pandemia a motivação era reduzir custos, agora, usar RPA é sinônimo de resiliência ou continuidade dos negócios.

Leia mais

4 problemas que a sustentação de software resolve na sua empresa

Um dos grandes gargalos que os gestores de tecnologia enfrentam é a volumetria de chamados diários. Com equipes enxutas, a maioria das empresas com infraestrutura própria de suporte não conseguem dar vazão a projetos estratégicos e se veem reféns de alguns problemas que tornam a rotina do suporte crítica e estressante. Mas muitos desses problemas podem ser resolvidos com a sustentação de software...

Leia mais

Como está o desempenho dos softwares da sua empresa?

Vivemos a era da digitalização, onde nos apoiamos em inovações para alavancar os negócios. O objetivo é otimizar tarefas, atuar com mais dados e inteligência, fazendo com que as empresas tenham um desempenho cada vez melhor, mais efetivo, ágil e competitivo.

Leia mais

Receba nossas Novidades

Não enviaremos SPAM para o seu e-mail