WhatsApp
Voltar

Como o teste de software vai garantir escalabilidade para o seu projeto

Antes de entrar efetivamente em operação, uma solução de TI passa por um processo fundamental, a fim de garantir a qualidade de entrega: o teste de software. Essa etapa de um projeto de desenvolvimento sob medida garante uma série de benefícios e ganhos para a empresa, e neste post listamos alguns deles. Confira.

Afinal, quando e por que o teste de software é feito?

Um projeto de desenvolvimento de software não acontece apenas no momento da programação. Quando realizado por uma empresa séria e com expertise na área, inicia-se por um levantamento de desafios e oportunidades e adaptações do escopo inicial para a entrega mais aderente ao cliente.

A partir daí, a construção passa por uma série de boas práticas, a fim de otimizar recursos, tempo e garantir o cumprimento dos prazos. Uma dessas ações é justamente o teste de software.

Além de ocorrer ao longo do projeto de desenvolvimento, visando a validação de cada etapa, o teste de software antes da entrega final e o uso do sistema na rotina da empresa, evita problemas técnicos na operação.

Avaliando diversos pontos

Além da funcionalidade do sistema, o teste de software também serve para validar a assertividade da solução, sua resposta perante tentativas de invasão e outras questões que podem ocorrer no dia a dia da empresa.

Antes de entrar em operação, é importante que a empresa conte com este processo, desenvolvido por profissionais da área de Qualidade de Software. Empresas contratadas para este tipo de serviço habitualmente já possuem em seu time estes profissionais.

Além de garantir a segurança e estabilidade de um sistema, o processo de testes também dá à empresa maior visibilidade sobre as entregas e confiabilidade ao processo.

Este é, portanto, um cuidado importante e um fator a ser avaliado na hora de se contratar uma empresa de desenvolvimento de soluções de TI tailor-made. Certifique-se de que o seu fornecedor, além de contar com equipe qualificada de desenvolvimento, utilize as melhores práticas de aplicação, incluindo testes ao longo do projeto, para uma entrega de alto nível!

Últimos posts

Novidades Envolti

Como a documentação vai ajudar seu projeto de TI a ser mais assertivo

Uma das funções da documentação de projetos, além de alinhar perspectivas, é garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos processos. Ou seja: ao contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, o processo de documentação aponta quem serão os responsáveis pelo andamento de cada fase da iniciativa, deixando assim as responsabilidades claras.

Leia mais

Terceirização na TI: entenda as diferenças entre escopo fechado e escopo aberto

Quando a sua empresa precisa reestruturar, otimizar ou desenvolver novas funcionalidades em seus sistemas de gestão, muito provavelmente recorre à terceirização de TI. É através deste serviço que grande parte das organizações otimiza seu processo de transformação digital, contando com a expertise de profissionais alocados para desenvolver as melhorias necessárias.

Leia mais

RPA sob medida para sua operação: vantagens e facilidades

Quem está buscando reduzir custos operacionais e agilizar processos de transformação digital deve considerar a implantação de um RPA. Apesar de, na teoria, a robotização ser semelhante à inteligência artificial, existe uma diferença importante entre eles: o RPA realiza automações objetivas, ou seja, atua em processos operacionais que não exigem a necessidade de interpretação de contextos.

Leia mais

Receba nossas Novidades

Não enviaremos SPAM para o seu e-mail