WhatsApp
Voltar

Como a sustentação de sistemas pode reduzir custos e riscos?

A falta de atenção diária com o desempenho de diversas soluções e serviços de TI usados por uma empresa pode desencadear prejuízos financeiros e perda de tempo. Na rotina do dia a dia, aquelas pequenas interrupções ou desatualizações acabam passando despercebidas. Por essa razão, hoje muito se fala da importância da sustentação de sistemas.

O termo vem ganhando destaque no mercado de tecnologia e muitas empresas estão apostando na sustentação de sistemas para reduzir riscos e custos. Basicamente, trazem para o negócio, experts nos serviços ligados à manutenção da estrutura tecnológica – tanto hardware quanto software.

A opção de terceirizar os cuidados, suporte, manutenção e melhorias na infraestrutura tem uma razão muito importante: manter a atenção de gestores e equipes em questões de planejamento e relacionamento com o core do negócio.

Confira mais sobre o assunto neste post e como a sustentação de sistemas pode mudar a realidade da sua empresa.


Entendendo melhor a sustentação de sistemas

O trabalho de sustentação de serviços de sistemas envolve o acompanhamento diário e contínuo de todas as soluções de TI de uma empresa.

Isso significa que falhas, queda de produtividade, necessidade de adequação ou desatualização em razão da tecnologia, serão imediatamente mapeadas e tratadas por uma equipe dedicada a este assunto.

Ter esta atuação ativa dentro de uma organização colabora para que gestores e times não tenham que paralisar uma atividade em busca de soluções que podem envolver o contato com vários fornecedores.

Nem todas as empresas possuem uma equipe de TI robusta para manter uma dedicação total à sustentação de sistemas. Por isso, apostam na contratação de empresas especializadas em prestar todo o suporte para a melhoria contínua das questões ligadas à tecnologia. Assim, questões de softwares, hardwares e redes (estrutura, atualizações, segurança) são tratadas com este fornecedor, enquanto a equipe da própria empresa foca em ações ligadas ao negócio.

Hoje já é possível contratar esse serviço com profissionais especializados para atuar presencialmente ou remotamente.


Vantagens da sustentação de sistemas

Além de manter a operação contínua e ágil de todos os processos da sua empresa que envolvem o uso de tecnologias, investir nesse monitoramento proporciona:

Registro de chamados referentes a erros da aplicação;

Atendimento simples e orientações através de scripts pré-definidos;

Ações para redução dos tickets e estabilização dos sistemas;

Monitoramento de processos sistêmicos e críticos para o negócio;

Atendimento 24x7, conforme necessidade de cada negócio;

Desenvolvimento de SLA de atendimento acordado conforme a necessidade de cada cliente;

Pesquisa de satisfação dos usuários;

Traz dashboards de indicadores customizados para cada negócio;

Fornece redução do Custo Total de Propriedade – TCO;

Viabiliza a redução de Headcount;

Permite contrato por baseline de tickets ou pacote de horas.


Por que você deve pensar em terceirizar sua TI?

Investir em uma estrutura tecnológica ágil e eficiente também colabora com a reputação das empresas. Recentemente, o Brasil instituiu a Lei Geral de Proteção de Dados, que corrobora com essa questão. Agora, manter a segurança da informação não é apenas uma questão de boas práticas, mas diz respeito ao cumprimento de normativas legais.

Ao optar pela sustentação de sistemas, a sua empresa também consegue acompanhar a rápida evolução tecnológica sem comprometer o caixa. Afinal, é por meio de inovações que muitas companhias conseguem manter a qualidade de suas atividades, e até mesmo realizar a tomada de decisões. Quando opta pela sustentação de sistemas, a empresa se mantém atualizada sem gastar mais do que cabe no seu orçamento, especialmente no que diz respeito ao time altamente especializado e atualizado.

Também é importante manter a alta confiabilidade das entregas realizadas por meio dessas tecnologias. Desta forma, é essencial para o bom desempenho da sua empresa que todo o investimento em TI esteja convertendo os resultados esperados. Contar com parceiros de alto nível para isso é essencial.

Últimos posts

Novidades Envolti

Como a documentação vai ajudar seu projeto de TI a ser mais assertivo

Uma das funções da documentação de projetos, além de alinhar perspectivas, é garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos processos. Ou seja: ao contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, o processo de documentação aponta quem serão os responsáveis pelo andamento de cada fase da iniciativa, deixando assim as responsabilidades claras.

Leia mais

Terceirização na TI: entenda as diferenças entre escopo fechado e escopo aberto

Quando a sua empresa precisa reestruturar, otimizar ou desenvolver novas funcionalidades em seus sistemas de gestão, muito provavelmente recorre à terceirização de TI. É através deste serviço que grande parte das organizações otimiza seu processo de transformação digital, contando com a expertise de profissionais alocados para desenvolver as melhorias necessárias.

Leia mais

RPA sob medida para sua operação: vantagens e facilidades

Quem está buscando reduzir custos operacionais e agilizar processos de transformação digital deve considerar a implantação de um RPA. Apesar de, na teoria, a robotização ser semelhante à inteligência artificial, existe uma diferença importante entre eles: o RPA realiza automações objetivas, ou seja, atua em processos operacionais que não exigem a necessidade de interpretação de contextos.

Leia mais

Receba nossas Novidades

Não enviaremos SPAM para o seu e-mail