WhatsApp
Voltar

Como a sustentação de sistemas pode reduzir custos e riscos?

A falta de atenção diária com o desempenho de diversas soluções e serviços de TI usados por uma empresa pode desencadear prejuízos financeiros e perda de tempo. Na rotina do dia a dia, aquelas pequenas interrupções ou desatualizações acabam passando despercebidas. Por essa razão, hoje muito se fala da importância da sustentação de sistemas.

O termo vem ganhando destaque no mercado de tecnologia e muitas empresas estão apostando na sustentação de sistemas para reduzir riscos e custos. Basicamente, trazem para o negócio, experts nos serviços ligados à manutenção da estrutura tecnológica – tanto hardware quanto software.

A opção de terceirizar os cuidados, suporte, manutenção e melhorias na infraestrutura tem uma razão muito importante: manter a atenção de gestores e equipes em questões de planejamento e relacionamento com o core do negócio.

Confira mais sobre o assunto neste post e como a sustentação de sistemas pode mudar a realidade da sua empresa.


Entendendo melhor a sustentação de sistemas

O trabalho de sustentação de serviços de sistemas envolve o acompanhamento diário e contínuo de todas as soluções de TI de uma empresa.

Isso significa que falhas, queda de produtividade, necessidade de adequação ou desatualização em razão da tecnologia, serão imediatamente mapeadas e tratadas por uma equipe dedicada a este assunto.

Ter esta atuação ativa dentro de uma organização colabora para que gestores e times não tenham que paralisar uma atividade em busca de soluções que podem envolver o contato com vários fornecedores.

Nem todas as empresas possuem uma equipe de TI robusta para manter uma dedicação total à sustentação de sistemas. Por isso, apostam na contratação de empresas especializadas em prestar todo o suporte para a melhoria contínua das questões ligadas à tecnologia. Assim, questões de softwares, hardwares e redes (estrutura, atualizações, segurança) são tratadas com este fornecedor, enquanto a equipe da própria empresa foca em ações ligadas ao negócio.

Hoje já é possível contratar esse serviço com profissionais especializados para atuar presencialmente ou remotamente.


Vantagens da sustentação de sistemas

Além de manter a operação contínua e ágil de todos os processos da sua empresa que envolvem o uso de tecnologias, investir nesse monitoramento proporciona:

Registro de chamados referentes a erros da aplicação;

Atendimento simples e orientações através de scripts pré-definidos;

Ações para redução dos tickets e estabilização dos sistemas;

Monitoramento de processos sistêmicos e críticos para o negócio;

Atendimento 24x7, conforme necessidade de cada negócio;

Desenvolvimento de SLA de atendimento acordado conforme a necessidade de cada cliente;

Pesquisa de satisfação dos usuários;

Traz dashboards de indicadores customizados para cada negócio;

Fornece redução do Custo Total de Propriedade – TCO;

Viabiliza a redução de Headcount;

Permite contrato por baseline de tickets ou pacote de horas.


Por que você deve pensar em terceirizar sua TI?

Investir em uma estrutura tecnológica ágil e eficiente também colabora com a reputação das empresas. Recentemente, o Brasil instituiu a Lei Geral de Proteção de Dados, que corrobora com essa questão. Agora, manter a segurança da informação não é apenas uma questão de boas práticas, mas diz respeito ao cumprimento de normativas legais.

Ao optar pela sustentação de sistemas, a sua empresa também consegue acompanhar a rápida evolução tecnológica sem comprometer o caixa. Afinal, é por meio de inovações que muitas companhias conseguem manter a qualidade de suas atividades, e até mesmo realizar a tomada de decisões. Quando opta pela sustentação de sistemas, a empresa se mantém atualizada sem gastar mais do que cabe no seu orçamento, especialmente no que diz respeito ao time altamente especializado e atualizado.

Também é importante manter a alta confiabilidade das entregas realizadas por meio dessas tecnologias. Desta forma, é essencial para o bom desempenho da sua empresa que todo o investimento em TI esteja convertendo os resultados esperados. Contar com parceiros de alto nível para isso é essencial.

Últimos posts

Novidades Envolti

RPA: saiba por que essa tecnologia é cada vez mais comum

O uso de robôs para automatizar tarefas digitais anteriormente realizadas por pessoas já é uma realidade bastante comum em muitas empresas. A automação de processos robóticos (RPA) – Robotic Process Automation – é fácil de ser inserida no contexto de negócios e simples...

Leia mais

Como a sustentação de sistemas pode reduzir custos e riscos?

A falta de atenção diária com o desempenho de diversas soluções e serviços de TI usados por uma empresa pode desencadear prejuízos financeiros e perda de tempo. Na rotina do dia a dia, aquelas pequenas interrupções ou desatualizações acabam passando despercebidas...

Leia mais

Por que devo considerar a sustentação de software uma opção para minha empresa?

Manter a qualidade e disponibilidade de uma operação de software pode ser um desafio para uma empresa. Falhas do sistema acarretam custos não só de manutenção, mas também prejuízos de faturamento, já que elas podem implicar até mesmo na pausa da produção em uma fábrica...

Leia mais

Receba nossas Novidades

Não enviaremos SPAM para o seu e-mail