WhatsApp
Voltar

Como a integração de dados impacta no seu planejamento estratégico

Construir uma boa gestão empresarial passa por vários fatores. Além do preparo das lideranças e do apoio de especialistas em diferentes frentes do negócio, saber gerenciar assertivamente as informações é algo fundamental neste processo.

Muitas empresas ainda relevam a importância que os dados gerados em seu dia a dia têm para o crescimento e o sucesso empresarial. Mas é importante entender que, mais do que algo restrito ao setor de TI, ser uma empresa data driven, onde a integração de dados contribui para a tomada de decisão, é um diferencial competitivo.

Se você tem dúvidas sobre o impacto da integração de dados para o planejamento estratégico e crescimento da sua empresa, confira aqui as informações que separamos.

Afinal, como a integração de dados acontece?

Falamos recentemente aqui sobre o conceito de data driven, e como uma empresa que analisa as informações geradas no negócio é muito mais competitiva e eficiente. Afinal, informações consolidadas e bem direcionadas garantem uma tomada de decisão eficaz e a melhoria contínua nos negócios.

Mas é importante esclarecer que contar com diversos sistemas de gestão não representa, necessariamente, o uso assertivo de dados. Por isso, quando falamos que uma empresa é data driven estamos destacando a sua capacidade de integrar as diversas fontes de informação (sistemas gerenciais de todas as áreas do negócio) em uma única base. Aí sim, a partir da consolidação de todas as informações relacionadas ao negócio é possível atuar com eficiência, usando a integração como fator diferencial no planejamento estratégico.

E é neste aspecto que entra o que chamamos de Analytics, ou seja: sistemas de análises de dados, desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada empresa. É a partir da implementação desse tipo de solução que todos os dados coletados pelos sistemas – sejam relacionados à produção, atendimento ao cliente ou setor comercial, por exemplo - podem ser analisados sob determinados aspectos.

Benefícios da integração de dados para o negócio

Com soluções de Business Analytics, sua empresa não só utiliza informações estratégicas para a tomada de decisão como também amplia a maturidade do negócio. Entre os benefícios da integração de dados para o planejamento estratégico, podemos citar:

- Informações mais relevantes, considerando cenários reais e o comportamento de mercado (consumidor e economia);

- Diferentes níveis de informações, desde aquelas ligadas à rotina interna do negócio como dados referentes ao relacionamento com o consumidor;

- Operação com mais visibilidade, considerando que soluções de Analytics integram diferentes sistemas para uma gestão global;

- Melhor aplicação de políticas antifraudes, processos de TI para a melhoria estratégica e gestão eficiente das informações.

Quanto vale o seu dado?

É importante salientar, no entanto, que projetos de integração de dados precisam ser realizados com foco na segurança da informação e com apoio de especialistas. Equipes compostas por profissionais multidisciplinares garantem o progresso da integração de dados levando em consideração diferentes fatores desse tipo de iniciativa: segurança da informação, melhoria da estrutura de TI, apoio na implementação de políticas de segurança e suporte especializado.

Por isso, gestores de TI que contam com o auxílio de empresas com foco em soluções de TI tailor made tornam a integração de dados mais eficiente e com retorno rápido para o negócio.

Afinal, sua informação vale ouro e a análise preditiva pode ser a peça que falta para sua empresa performar!

Últimos posts

Novidades Envolti

Por que investir em robotização é crucial para a competitividade do seu negócio

Uma das tecnologias cada vez mais presente nas empresas brasileiras quando o assunto é robotização é o RPA, Robotic Process Automation, que automatiza processos repetitivos e reduz o trabalho operacional das equipes. Um estudo recente sobre o uso desse tipo de automação mostrou que, se antes da pandemia a motivação era reduzir custos, agora, usar RPA é sinônimo de resiliência ou continuidade dos negócios.

Leia mais

4 problemas que a sustentação de software resolve na sua empresa

Um dos grandes gargalos que os gestores de tecnologia enfrentam é a volumetria de chamados diários. Com equipes enxutas, a maioria das empresas com infraestrutura própria de suporte não conseguem dar vazão a projetos estratégicos e se veem reféns de alguns problemas que tornam a rotina do suporte crítica e estressante. Mas muitos desses problemas podem ser resolvidos com a sustentação de software...

Leia mais

Como está o desempenho dos softwares da sua empresa?

Vivemos a era da digitalização, onde nos apoiamos em inovações para alavancar os negócios. O objetivo é otimizar tarefas, atuar com mais dados e inteligência, fazendo com que as empresas tenham um desempenho cada vez melhor, mais efetivo, ágil e competitivo.

Leia mais

Receba nossas Novidades

Não enviaremos SPAM para o seu e-mail