WhatsApp
Voltar

Body shop e outsourcing de TI: diferenças e benefícios para o seu negócio

Body shop e outsourcing de TI: diferenças e benefícios para o seu negócio

É preciso inovar na sua empresa, mas a qualificação ou o tamanho do time interno de tecnologia não comporta o novo projeto? Essa situação é mais comum do que se imagina, e é nesta hora que a terceirização de TI surge como uma opção eficiente. Através dela, os gestores de tecnologia buscam empresas especializadas no desenvolvimento de projetos e soluções sob medida, que contam com um time multidisciplinar e know how para entregar a inovação no tempo e formato necessários.

Há, no entanto, dois modelos recorrentes de serviços de terceirização: o body shop e o outsourcing de TI. Aqui neste post explicamos as diferenças e vantagens de cada um, para o seu negócio. Confira!

Body shop de TI

No modelo de body shop, a empresa contratada para o projeto de desenvolvimento aloca na empresa contratante profissionais experientes que irão fortalecer as entregas projetadas. Neste caso, ambos os negócios envolvidos somam forças para garantir uma iniciativa de transformação digital.

Para a empresa contratante do body shop, há a vantagem de ter, dentro de casa, profissionais de alto gabarito, sem o custo da contratação CLT, por exemplo. O gestor não precisa montar um time próprio para um projeto pontual, mas tem a segurança de que a qualidade da entrega está preservada.

Habitualmente, o body shop é uma das iniciativas de terceirização mais econômicas e utilizada pontualmente, em contratos bem definidos e com prazos e entregas delimitados. É, portanto, a melhor opção para aquelas iniciativas de curto prazo e sem necessidade recorrente do serviço de terceirização. Pode ser, por exemplo, o modelo ideal para o desenvolvimento de um novo módulo de um sistema em uso ou aplicativo para a empresa.

Outsourcing de TI

Uma prática recorrente das empresas é focar seus investimentos na criação de times ligados às ações que dão resultado direto na receita. Portanto, é muito mais comum se investir na área de produto ou no setor comercial, do que na construção de um setor de TI. Sem contar que a manutenção de um time de alto nível nem sempre é interessante para a empresa.

Por isso, o serviço de outsourcing de TI tem se tornado uma opção interessante e de ótimo custo-benefício. Neste caso, diferentemente do body shop, a empresa especialista em TI não é contratada para um projeto pontual, mas sim para realizar a manutenção da gestão de TI. Suporte, processos de melhoria contínua e manutenção dos sistemas são incluídos neste modelo.

O outsourcing, portanto, é ideal para quem quer ter o acompanhamento recorrente de especialistas, sem a necessidade de custo fixo com mão de obra especializada. Há ainda a possibilidade de contratação de um escopo fechado, com prazos e entregas delimitados, ou escopo aberto, onde há maior flexibilidade no projeto.

Ambos os serviços, portanto, são ideais para redução de custos internos, sem impactar na qualidade das entregas relacionadas à tecnologia. Com a terceirização é possível tornar o negócio mais competitivo e inovador, tendo o suporte de times multidisciplinares e altamente capacitados.

Ficou interessado no assunto? Entre em contato com a Envolti e confira exemplos práticos de terceirização, que podem tornar a sua empresa mais produtiva e lucrativa.

Últimos posts

Novidades Envolti

Por que investir em robotização é crucial para a competitividade do seu negócio

Uma das tecnologias cada vez mais presente nas empresas brasileiras quando o assunto é robotização é o RPA, Robotic Process Automation, que automatiza processos repetitivos e reduz o trabalho operacional das equipes. Um estudo recente sobre o uso desse tipo de automação mostrou que, se antes da pandemia a motivação era reduzir custos, agora, usar RPA é sinônimo de resiliência ou continuidade dos negócios.

Leia mais

4 problemas que a sustentação de software resolve na sua empresa

Um dos grandes gargalos que os gestores de tecnologia enfrentam é a volumetria de chamados diários. Com equipes enxutas, a maioria das empresas com infraestrutura própria de suporte não conseguem dar vazão a projetos estratégicos e se veem reféns de alguns problemas que tornam a rotina do suporte crítica e estressante. Mas muitos desses problemas podem ser resolvidos com a sustentação de software...

Leia mais

Como está o desempenho dos softwares da sua empresa?

Vivemos a era da digitalização, onde nos apoiamos em inovações para alavancar os negócios. O objetivo é otimizar tarefas, atuar com mais dados e inteligência, fazendo com que as empresas tenham um desempenho cada vez melhor, mais efetivo, ágil e competitivo.

Leia mais

Receba nossas Novidades

Não enviaremos SPAM para o seu e-mail